Sabes Quem Foram os Três Reis Magos?


A 6 de Janeiro, comemoramos o Dia de Reis. Da Escola até costumas levar uma coroa feita com a ajuda dos professores, não é mesmo?! E tu és o rei ou a rainha lá de casa.
Mas afinal porque se celebra este dia em concreto? Segundo a Igreja Católica, quem terão sido os 3 Reis Magos?

Os Reis Magos são personagens que vieram do Oriente, guiados por uma estrela, para adorar o Deus Menino, em Belém.
Os nomes são Belchior, rei da Pérsia; Gaspar, rei da Índia; e Baltazar, rei da Arábia. Em hebreu, esses nomes significavam “rei da luz” (melichior), “o branco” (gathaspa) e “senhor dos tesouros” (bithisarea).
Belchior surge como representante da raça branca (europeia) e descenderia de Jafé; Gaspar representaria a raça amarela (asiática) e seria descendente de Sem; por fim, Baltasar representaria todos os de raça negra (africana) e descenderia de Cam. Estavam neles representadas todas as raças conhecidas na altura: os semitas, os jafetitas e camitas. Assim a adoração dos Reis Magos ao Menino Jesus simboliza a homenagem de todos os homens na Terra ao Rei dos reis que era o Menino Jesus.
Os presentes foram: Ouro, oferecido por Belchior, em homenagem à sua realeza. Incenso, oferecido por Gaspar, para representar a divindade do Menino Jesus. E Mirra, oferecida por Baltasar, que pela seu sabor simbolizava o sofrimento que Cristo enfrentaria na Terra, enquanto salvador da Humanidade, também simbolizava Jesus enquanto homem, em sinal de sua humanidade.
Em suma, os Reis Magos homenagearam Jesus como rei oferendo-lhe ouro, como Deus ao presentearem-no com incenso, e como homem ao darem-lhe mirra.

Para terminar este meu ensinamento, não te ofereço nem ouro, nem incenso nem mirra, mas sim um bonito desenho dos Três Reis Magos carregando cada um o seu presente que iriam posteriormente oferecer ao Menino Jesus.

Se frequentas a Catequese ou a disciplina de Religião Moral, deixo-te aqui um desafio: Desenha o que oferecerias a Jesus se ele ainda fosse um menino mas no tempo atual!

Artigo publicado no tema Diversos temas escolares. Adicionar aos favoritos link permanente.

Deixe a sua opinião: