Poema e Atividade Para Celebrar o Dia Mundial da Árvore e Dia da Poesia


Com a implantação da República em Portugal a 5 de Outubro de 1910, surgiram novos valores, nomeadamente o culto da árvore associado à valorização da educação e da pátria.
Em 1907 começam por terras lusas as festas em homenagem às árvores.
Em 1912, o Jornal “O Século Agrícola” quis liderar as comemorações e propagandas nacionais a tais eventos, dando a conhecer os programas dos mesmos.
A Festa da árvore viria a adoptar um hino específico que seria publicado no referido jornal, e que aqui podem ver.

Contudo as festas à Árvore não tiveram origem em Portugal, mas sim no Estados Unidos da América, mais concretamente no Nebraska, em 1872, onde Julius Sterling Morton foi o mentor de um projeto incentivador de plantação de árvores.

A 21 de Março comemora-se o Dia Mundial da Árvore.
Um pouco por toda a Terra há atividades especiais para esta data, como por exemplo plantar árvores, aulas em espaços verdes, visitas de Escola a Parques Naturais, pintar desenhos com arvoredo à mistura.
Pois bem, eu mais uma vez não me esqueci da minha filhota e dos seus colegas de turma, e assim venho aqui trazer-lhes um poema criado para eles e um desenho de árvore florida que editei para ser coberta com uma deliciosa surpresa. E assim celebraremos o Dia da Poesia e o Dia Mundial da Árvore.

Agora vamos lá pintar esta árvore primaveril e nela colar umas surpresas de estalar…

Para as atividades dedicadas ao Dia da Árvore terminar aqui fica um desenho para pintar e recortar de uma minhoca florida lembrando a Primavera e as flores das árvores. Depois de enfeitada, pode ser colocada no topo ou ao longo de um lápis ou caneta.

Não esqueçamos que o Dia Mundial da Árvore tem como objetivo sensibilizar-nos para a importância das árvores  para o nosso bem estar, assim como para conservação da vida na Terra.

Relativamente à Comemoração do Dia Mundial da Poesia, esta teve início em 1999, e o seu objetivo é promover hábitos de leitura, da escrita e ensino da poesia.

Artigo publicado no tema Diversos temas escolares. Adicionar aos favoritos link permanente.

Deixe a sua opinião: