Hoje é Dia Mundial da Água


Recordemos que em Portugal, a 1 de outubro, comemorou-se o Dia Nacional da Água; mas existem diversas outras datas que assinalam a importância deste líquido vital.
Hoje também festejamos a existência deste bem precioso, assinalando à data o Dia Mundial da Água, dia este que foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a 22 de março de 1992, afim de promover debates sobre a consciência do Homem em relação à importância de preservar tal bem natural.
Esta questão ecológica relativa à água, tornou-se um dos focos de atenção pela ONU, devido à crescente poluição do nosso planeta e à consequente contaminação das águas.
Como medida de preservação ambiental sobretudo relativamente à água, a ONU criou um documento designado por Declaração Universal dos Direitos da Água, o qual defende essencialmente aspetos tais como:
– a água faz parte do património mundial e todos nós somos responsáveis pelo mesmo;
– devemos defender a poupança de água;
– sobretudo a água potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são ainda lentos e escassos;
– o equilíbrio do planeta depende da conservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água;
– temos de usar a água com a noção de que não devemos poluí-la ou envenená-la;
– somos responsáveis com as gerações futuras;
– o homem deve ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza.
Perante tal documento, a ONU promove a melhoria da qualidade da água e do nosso bem-estar, responsabilizando todos os seres humanos quanto à economia, à preservação e manutenção deste líquido precioso que nos garante a nossa vida e a de gerações vindouras.

A título de curiosidade, e também para que todos ponderem os seus hábitos de alimentação que se refletem na poupança de água, deixo-vos aqui uma tabela exemplificativa dos litros de água necessários à produção de determinados géneros alimentares.


Reparem como um alimento tão básico como a batata é dos menos dispendiosos de água. Já quanto ao hamburguer… pensem duas vezes antes de comer um, pois além de ser o alimento mais caro e calórico desta tabela, gasta-se imensa água na sua produção. Sendo assim, quem fizer uma alimentação salutar não só poupará a saúde como economizará água e consequentemente dinheiro também.

Poupemos a água para preservarmos a vida!

Artigo publicado no tema Diversos temas escolares. Adicionar aos favoritos link permanente.

Deixe a sua opinião: