As Atividades Que Apresentei Aos Alunos


Tinha pedido à Professora que me reservasse um quarto de hora para “brincar” com os seus alunos, mas entre texto e atividades, acabei por lhe tomar mais de uma hora. Porém como todos gostámos, valeu a pena!

Para além do texto proposto para leitura, levava comigo três sugestões de atividades: a primeira para o Dia do Pai, a segunda alusiva à Primavera, e a terceira dedicada à Páscoa.

Falei-lhes sobre a arte japonesa de construção de figuras com papel (Origami) e fiz-lhes uma breve resenha biográfica do mestre de origami Akira Yoshizawado.
Com recurso ao reaproveitamento de papel, construí 3 quadrados na medida de 15 por 15, tendo-lhes explicado o significado desta medida e como se fazia no papel com uma régua. Com um dos quadrados mostrei-lhes passo a passo como é fácil fazer em origami um coração para oferecer no Dia do Pai e sugeri que a este juntassem uma foto sua.

Com os restantes dois quadrados, mostrei-lhes passo a passo a facilidade como se faz uma flor tipo túlipa ou algo mais elaborado.

Acrescentei que a dobragem do caule ficaria ao critério deles, pois isso dependeria se queriam um caule mais fino ou mais grosso, tal como aparecia numa matéria dos seus manuais do aluno. A minha filha concluiu dizendo que seria um caule herbáceo ou lenhoso.

Para atividade da Páscoa levei um rolo de papel higiénico e mostrei-lhes como se fazia um porta-canetas em forma de coelhinho.

Seria só pintarem os desenhos dos coelhinhos presentes aqui no cadernoescolar.com e após recortarem-nos colarem-nos em rolos de papel higiénico previamente forrados com papel de lustro, ou papel prateado ou dourado de Natal, ou com papel com motivos de Páscoa. Para os bigodes dos coelhinhos frisei que não cortassem as vassouras lá de casa, mas que se encontrassem uns fios de vassoura os guardassem para formarem esses bigodinhos, ou então que comprassem numa papelaria uns limpa-cachimbos que também dariam para o mesmo efeito.

Estas atividades tiveram outro ideal subjacente, para além da componente lúdica tinham uma função educativa, que pretendia  dar destaque à importância do aproveitamento e reciclagem de materiais, poupando assim recursos e também dinheiro num tempo de crise que atravessamos.

Com o tempo de aula da Professora a escassear, eu sem mais delongas ausentei-me após a promessa da continuarem a trabalhar as minhas sugestões ainda esta semana e depois de um agradecimento geral pelas minhas surpresas saí com a satisfação de um dever cumprido .

Caros meninos, até uma próxima oportunidade!

Artigo publicado no tema Diversos temas escolares. Adicionar aos favoritos link permanente.

Deixe a sua opinião: